Entremeios Consultoria

Nossa consultoria conta com os serviços de Análise de Conteúdo e Assessoria Online, visando oferecer planejamento e recursos para a melhoria do posicionamento e da comunicação de sua empresa. Saiba mais

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Presença nas Wikis e no Overmundo

Verbete do Overmundo
Para conhecer a Wikipédia ou o Overmundo.

Talvez ainda seja difícil de acreditar no crescimento da Wikipédia, contudo após dez anos recebendo colaboração do mundo todo, como poderia não torna-se a maior e mais popular obra referência geral na Internet (by Wikipédia).

Você por acaso nunca encontrou em um resultado de busca um verbete da Wikipédia, Wikitravel, entre outras Wikis?

Uma instituição como a Cinemateca Brasileira tem seu verbete na wikipédia, contudo não disponibiliza foto do prédio, assim como poderia ilustrar seus subtítulos com fotos também. E principalmente mais informações sobre seus projetos, que seria uma oportunidade para colaboração entre funcionários, realizadores, pesquisadores e estudantes.


Suponho que a ausência de alguns termos em português, principalmente a ausência de verbetes sobre instituições, projetos brasileiros ou até negócios mesmo na Wikipédia, seja devido suas restrições, dificuldade de entender como formatar o texto nos padrões exigidos e desinformação sobre a possibilidade de publicação naquele espaço.

Uma vez que criar um verbete não leva nem 15 minutos, basta criar seu prefil e escrever, e é uma oportunidade muito valiosa, no entanto seria mais simples se tivesse um tutorial mais intuitivo, e tivesse maior cuidado para não discriminar o conteúdo inserido. Regras e restrições são necessárias, mas não precisam causar um engessamento das informações, os seriados americanos estão na wikipedia brasileira e são mais relevantes do que informações sobre um centro cultural?

Já tentei duas vezes criar um verbete, o primeiro sobre a peça de teatro Devassas e o segundo sobre um espaço cultural muito bacana em minha cidade, Centro Cultural SESI, e os dois verbetes foram eliminados. O conteúdo criado é publicado na hora, contudo pode ser bloqueado caso a Wikipédia encontre trechos que já estejam publicados na Internet que foi o caso de Devassas (meu texto tinha trechos já veiculados em release) e no caso do Centro cultural, alegaram que o conteúdo não tinha relevância ou que era um texto institucional.

Ccaso você consiga ou já tenha conseguido publicar um verbete na Wikipédia me avisa.

Gostaria muito de ver verbetes sobre o coletivo Fora do eixo (@foradoeixo) e todos os coletivos filiados também poderiam ter seus verbetes. E também um verbete sobre o Kinoforum (@Kinoforum) em todas as Wikis disponíveis.

Artigo sobre a Cinemateca Brasileira
O Overmundo é um site colaborativo, uma vitrine para a cultura brasileira, também é preciso criar o perfil e escrever. Um detalhe que difere das Wikis é que a edição colaborativa só acontece se optar por ela, e apenas no período de 48 horas. 

O seu conteúdo é publicado integralmente caso você não opte pela edição colaborativa, e será mantido desde que não apresente conteúdo impróprio. No entanto, não encontrei opção para modificar meus textos após a publicação e estou aguardando uma modificação de email faz um tempo para poder voltar a acessar o Overmundo.

O conteúdo é organizado nas categorias Guia, Agenda, Banco e Overblog, saiba mais. É possível encontrar conteúdo de todo o Brasil, mais uma oportunidade para receber colaborações através de comentários dos seus artigos ou através da edição colaborativa, e  um espaço de qualidade para dar visibilidade a eventos, projetos, instituições, negócios, etc.

Entremeios Consultoria - Conheça nossos serviços!


Indique ou compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário