Entremeios Consultoria

Nossa consultoria conta com os serviços de Análise de Conteúdo e Assessoria Online, visando oferecer planejamento e recursos para a melhoria do posicionamento e da comunicação de sua empresa. Saiba mais

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Análise do Posicionamento Online - Associação Cultural Kinoforum



Site
A Associação Cultural Kinoforum tem uma página de abertura em www.kinoforum.org/, onde disponibiliza uma apresentação breve e link para redirecionamento para os site de suas ações. São dois sites de Festivais: Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e Festival de Vídeo Tela Digital; cinco blogs: KinoforumPonto de Cultura Audiovisual Kinoforumkinolounge, Curta & Mercado e Crítica Curta; um site Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual, o Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo, e um site com acervo de vídeos kinooikos.com.
Apesar dessa imensidão de conteúdo ainda devo dizer que tem uma dica de espaço interessante para o Kinoforum, uma loja virtual. Essa ideia me surgiu quando vi a página no site Oficinas Kinoforum onde são comercializados a coletânea dos vídeos realizados nas oficinas em DVD.

Navegação
O usuário que dedica o seu tempo para conhecer o Kinoforum logo precisará abrir dez abas no seu navegador. A primeira dica é que no www.kinoforum.org poderiam ser mostrados os ícones para os perfis nas redes sociais.
O fluxo de acesso não é compartilhado igualitariamente entre os dez sites, pois os sites de Festivais tem maior fluxo no período próximo a realização, os blogs estão relacionados as atividades e não tem alimentação diária. O Guia Kinoforum e o kinooikos.com apresentam conteúdo de maior atratividade e relevância.
O layout de cada site não segue padrão, a sinalização de que estão integrados é pelo menu que remete aos sites da Associação em quase todos eles.
Um organização que poderia melhorar a navegação:
- o site do Festival Curta Kinoforum poderia abrigar os blogs critica curta e o blog Kinoforum, uma vez dentro da estrutura os endereços individuais de acesso poderiam ser mantidos;
- o www.kinoforum.org poderia ter uma área blog em seu menu, abriria os submenus Curta & Mercado, kinolounge e ponto de Cultura Audioviual Kinoforum (optar por abrir todos na mesma aba ou até construí-los dentro do site kinoforum.org);
- o site Oficinas também poderia estar englobado no www.kinoforum.org;
- não seria interessante englobar nenhum dos outros sites: Tela Digital, Guia Kinoforum e Kinooikos.

O Curtas Kinoforum tem páginas sem conteúdo como FAQ e Serviços.
A página programe-se seria potencializada se houvesse algum banner divulgando esta opção na página inicial ou atalho onde já disponibiliza-se o botão "conectar". Tornaria mais estimulante ao público divulgar a programação caso fosse possível curtí-la ou twitá-la.

O site Guia do Kinoforum tem uma navegação eficiente, só poderia estar melhor posicionado o espaço de serviços e a opção para adquirir o Guia Impresso. O espaço serviço poderia estar acima de Panorama do Audiovisual 2010. E o Guia Impresso poderia ter uma referência na barra laranja de busca.

No site kinooikos.com tive problema para visualizar o Mapa de projetos. Tem chamadas para o cadastro de projetos e para o envio de vídeos, mas seria interessante disponibilizar links de "saiba como cadastrar ou enviar", este conteúdo não pode ficar confinado no espaço sobre o site. Também poderiam ser mostrados os ícones para os perfis nas redes sociais.

Redes Sociais
O canal no Youtube do Festival Curta Kinoforum está sem atualização há um ano, o canal Kinooikos está a seis meses.
Dá para perceber que o conteúdo dos sites está circulando através do Facebook e no Twitter. No Facebook  dispõe de página e dois perfis Kinooikos e oficinas. No Twitter três perfis @Kinoforum, @guiakinoforum e @kinooikos. No entanto o desafio é não concentrar informações em um só ou nem repetir em todos, e ainda assim manter tudo atualizado mesmo que com fluxo pequeno de informações.

Entremeios Consultoria - Conheça nossos serviços!


Indique ou compartilhe

Um comentário: